ELAC, uma tradição em solidez, inovação e tecnologia

Origens e histórico
ELAC foi fundada em 1926. Sua especialidade era sistemas de sonar para uso marítimo. Após a Segunda Guerra Mundial, como muitas outras empresas alemãs, as empresas foram proibidas de produzir bens militares, ELAC fez máquinas de costura, peças automotivas e equipamento de áudio, incluindo a fabricação abrangente de toca-discos, pick ups, microfones e rádios. Além disso, eles introduziram e distribuíram na Alemanha marcas como Sony, Fischer e Nakamichi. Em 1978, ELAC vendeu sua divisão náutica para a Honeywell e, a partir de então, se concentrou em áudio.
No início dos anos 1980, ELAC enfrentou problemas financeiros e, em 1981, John & Partner Vertriebsgesellschaft mbH, uma empresa de Munique que lidava com o marketing e distribuição dos produtos ELAC, assumiu o controle. ELAC então foi liderada por Wolfgang John, na função de CEO. Sob sua liderança, a empresa começou a desenvolver alto-falantes em 1984 e, em 1985; criaram o ainda único tweeter omnidirecional 4PI. Alguns anos depois, eles incorporaram a produção do tweeter à empresa JET, um tweeter que, mais do que qualquer outra coisa, agora define em muitos aspectos a identidade de referência das caixas acústicas ELAC.
No início dos anos 90, as vendas de LPs e a demanda por cápsulas fonográficas diminuíram.  ELAC parou de fabricar cápsulas (integrando agulhas de fina precisão) em 1997 e desde então se concentrou exclusivamente na produção de alto-falantes e caixas acústicas. 
(fonte Wikipédia)
Sobre como conheci a qualidade e a supremacia da ELAC há quase duas décadas
Testes e apresentações no Brasil e no exterior me marcaram pela originalidade e inovação ao testar (ou simplesmente ouvir) caixas ELAC.
A primeira impressão foi de me preparar melhor na busca de amplificadores capazes de "empurrar" caixas bem desenhadas porém de baixo rendimento. Uma premissa obrigatória e relativamente custosa, Um custo que se revelou proveitoso e eficaz. O resultado percebido se resume (não apenas) em duas palavras: Velocidade à transientes e absoluta coerência musical com uma nulidade em colorações.
Quais são as características ELAC que mais me chamaram a atenção?
Percebem-se imediatamente três coisas sobre as caixas acústicas ELAC.
Primeiro, a maioria tem uma pórtico de “downfiring”. Para controlar totalmente como o duto se comporta em uma sala, cada alto-falante tem uma placa de base, com quatro pernas que elevam o gabinete até a altura certa para criar o espaço de ar adequado e, assim, garantir a quantidade correta de fluxo de ar. E esse design parece muito legal e prático.
Segundo, o diafragma de cada cone de graves e médios tem uma estrutura de alumínio cristalina, para tornar o diafragma o mais rígido possível. Na verdade, cada diafragma é um sanduíche: o alumínio cristalino é colado a um cone de papel por meio de um processo de colagem preciso. ELAC diz que a localização exata dos pontos de cola e a quantidade e tipo de cola afetam o som mais do que se poderia pensar, e que eles otimizaram sua colagem com a mais alta precisão.
JET Air Motion Tweeter
Aramid Fiber Woofer cone (Début Series)
Soft Dome High Performance Tweeter (Début Séries)
Terceiro; o tweeter JET, agora em sua quinta geração, é um "Air Motion Transformer", uma tecnologia desenvolvida pela primeira vez pelo Dr. Oskar Heil. ELAC desenvolveu ainda mais o princípio, e o JET V é um tweeter realmente potente. (O tweeter JET IV foi desenvolvido para uso apenas em carros.) ELAC otimizou o som do JET e, ao mesmo tempo, simplificou a fabricação de seus elementos feitos à mão. 
HOJE NO BRASIL EM PARCERIA COM MEDIAGEAR/IMPEL
Quais as novidades mais atraentes em custo e desempenho?
Surge no mercado brasileiro e numa das organizações mais tradicionais no Brasil a oportunidade de qualificar, recomendar e oferecer uma linha “premium” em custo benefício chamada “Début”, uma elegante citação francesa! A linha Début já está disponível no Brasil e suas descrições presentes neste mesmo site Auris Lab Brasil. Saiba mais, acesse os primeiros links abaixo sobre o começo de uma nova experiência musical inicialmente com modelos Bookshelf e a seguir com mais modelos de cada; Torre, Central e Subwoofer. Aguardem!
Sami Douek em 10 março de 2021